LOBO, Vanessa Monteiro BizzoSILVA, Marjorie NascimentoSILVA, Nayara FregolonFERNANDES, Bruna PaulaRIBEIRO, Marcio José Morais2023-12-082023-12-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37646A avaliação do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) feita em adultos apresenta desafios para identificar os sintomas de forma correta devido à possível coexistência de outros transtornos ao longo da vida. Após diagnosticados essas pessoas podem finalmente tratar suas questões socioemocionais que o distúrbio costuma acarretar. Este estudo possui o objetivo de identificar na literatura científica quais são as dificuldades de um diagnóstico de TDAH na fase adulta e o comprometimento socioemocional do paciente. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura. Utilizou artigos publicados no período entre os anos de 2008 a 2023, nas bases de dados Scielo, Google acadêmico e Biblioteca Integrada Universidade São Judas. Ao abordar os desafios socioemocionais enfrentados por adultos com TDAH, investigamos os impactos nas relações interpessoais, no desempenho acadêmico e profissional, assim como nas questões de saúde mental. Analisamos estratégias da Terapia Cognitivo Comportamental de enfrentamento dos sintomas e sua eficácia na gestão dos desafios diários. Este trabalho contribui para a ampliação do conhecimento sobre o TDAH na vida adulta, destacando não apenas os desafios diagnósticos, mas também os impactos socioemocionais que precisam de atenção para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.33ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDiagnóstico Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade AdultoDiagnóstico tardioComprometimento SocioemocionalTDAH na vida adulta: desafios do diagnóstico e comprometimento socioemocionalADHD in adulthood: challenges of diagnosis and socio-emotional impairmentMonografia