Prado, Gilberto dos SantosSoares, Anne CarolineMachado, Laura PinheiroComprido, Victor Salto Gabriel2022-11-272022-11-272022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26907O cinema de animação possui o poder de deslumbrar diversos públicos de distintas faixas etárias, a começar pelas crianças. Esse estilo cinematográfico permite a exploração de temas e a expressão de ideias, pensamentos e sentimentos utilizando uma abordagem subjetiva. Desta forma, a animação possibilita abordar questões sérias utilizando um encontro de conexões entre abstrações e dados da ciência. Podemos ver nas representações fíilmicas a representação de reflexões dicotômicas que integram e espelham o cenário contemporâneo. Nesse contexto citamos a conjuntura ambiental, assunto tratado por meio de filmes animados desde o final dos anos 90, quando essa temática passou a ser mais representada em produções mainstream. O potencial de encantar o público e expressar ideias torna a animação um recurso que nos leva a refletir sobre seu potencial pedagógico e educacional. Desta forma, podemos pensar a animaçao aocumentai como um metodo para expiorar esse recurso. Este artigo tem por objetivo abordar a importância da utilização da animação para uma prática pedagógica em relação à conscientização ambiental, trazendo uma proposta de interdisciplinaridade e inovações.180 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAnimaçãoAnimação ambientalCinemaEducação ambientalHopeMonografia