Guimarães, Márcio GhisiSeixas, Maria Fernanda Copetti2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292007https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11591Atualmente em ambientes corporativos com uma equipe de gestão atuante, muitas vezes se torna necessário uma migração de software. Essa migração pode ocorrer devido à redução de custos, alteração de aplicativos ou desenvolvimento de sistemas especialistas e cada vez que é efetuada, por menor que seja, existe um descontentamento dos usuários e/ou acúmulo de atendimentos técnicos. A maioria das migrações se preocupa com o treinamento e/ou implantações pilotos, mas não está voltada para o momento pós-migração, implantação ou treinamento. Tendo em vista esse cenário a proposta deste trabalho é criar um modelo para ser utilizado como suporte automático em migrações que consiste em um tipo de ajuda, manutenção, esclarecimento e ou ferramentas necessárias para os usuários que estão vivenciando uma migração de software. No estudo de caso desenvolvido, o sistema realiza o suporte a uma migração de software. Partindo do princípio de que a automatização da manutenção não é comum entre as empresas, é que este trabalho propõe um suporte automático baseado em conceitos de avaliação, sugestão e orientação para o usuário, permitindo que o mesmo realize seu suporte. Dessa forma, grande parte das solicitações do usuário para o setor de manutenção poderá ser realizada pelo próprio usuário. O principal benefício dessa forma de automatização seria a comodidade da prestação de serviços de suporte e manutenção, onde a maior parte dos atendimentos poderá ser realizada virtualmente e/ou pelo próprio usuário, com a exceção das tarefas que necessitem de um profissional especializado no setor.62 f.pt-BRMigração de softwareSuporte automáticoGestão corporativaAtendimento técnicoSistema de suporte automático em migrações para software livreMonografia