Da Silveira, AndersonGoulart, Jéssica Silvano2022-12-152022-12-152022-12-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29331Esse estudo avaliou, através de um questionário online, os níveis da síndrome de burnout em estudantes de um curso de medicina na Região Sul do Brasil, comparando a variação do escore de burnout com as características sociodemográficas dos participantes. Em relação ao método, trata-se de uma pesquisa quantitativa, de levantamento não- probabilístico, com corte transversal. Para coleta de dados foi utilizado o inventário Maslach Burnout Inventory – Student Survey, traduzido para o português e um questionário sociodemográfico, para a caracterização da amostra. Participaram dessa pesquisa, 60 alunos regularmente matriculados em um curso de medicina. Os dados foram analisados estatisticamente com o uso do software JAMOVI. Como resultados, foi possível perceber que 66,7% (n=40) dos participantes encontram-se na fase inicial da Burnout e 20% (n=12) em um estágio considerado Síndrome de Burnout instalada. Além disso, a possibilidade do desenvolvimento da síndrome é realidade para 13,3% (n=8) da amostra. Como consideração final recomenda-se que novos estudos sejam realizados, com a finalidade de investigar qualitativamente os motivos que contribuem para o risco de burnout em estudantes de medicina, com a finalidade de estruturar ações de acolhimento psicológico desses estudantes. Essas ações podem envolver desde palestras para apresentar a problemática aos estudantes, atendimento psicológico individual além de atividades em grupo sobre a temática.17 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilBurnoutEstresse acadêmicoCurso de medicinaSíndrome de Bournout: Avaliação dos níveis de burnout em estudantes de um curso de medicina da região sul do brasilArtigo Científico