BARROS, Eunice da SilvaSILVA, Bruna CardosoSILVA, Bruna Rodrigues daAGUIDO, Lucas FernandesAMARAL, Luma Drumond2024-02-052024-02-052023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41264O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto das mídias sociais diante as práticas alimentares e evidenciar o uso de dietas para perda de peso, com foco principal nas mídias Instagram®, Tiktok® e Youtube®, analisando a conduta de blogueiros e outros profissionais da saúde. Tratou-se de uma revisão bibliográfica do tipo exploratória, utilizando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Pubmed, EBSCO e Biblioteca Virtual em saúde (BVS). O estudo evidenciou que, ao se tratar do assunto perda de peso, as mídias sociais possuem grande influência na formação dos hábitos alimentares da população atual, principalmente entre adolescentes e adultos, que procuram métodos práticos e de efeitos imediatos, para construção da autoimagem. Entretanto, percebe-se que dentro das plataformas, existe uma grande promoção de produtos e padrões alimentares, muitas vezes sem evidências, que podem causar desequilíbrios no organismo, deixando o vulnerável e suscetível a outros problemas. Diante disso, nota-se a importância do conhecimento da singularidade dos organismos e estilos de vida, e a importância de um acompanhamento nutricional adequado que oferece orientações e monitoramento da composição corporal, juntamente a um plano alimentar individualizado.20ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilmídias sociaisnutricionistasperda de pesoalimentosdietanutriçãoImpacto das mídias sociais sobre práticas alimentares para perda de peso: um estudo exploratórioImpact of social media on dietary practices for weight loss: an exploratory studyArtigo Científico