Fernandes, AuréliaNascimento, Izaildes2022-10-282022-10-282021-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26032O presente trabalho surgiu do grupo de estudos intitulado GEPIEAGES (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Educacional da AGES) e, a partir de uma análise bibliográfica objetiva discutir acerca da definição do transtorno, as técnicas de tratamento, e como aspecto principal, aportes metodológicos e inclusivos que contribuem no processo de aprendizagem da criança com TEA. Isso porque, as dificuldades encontradas pelo autista ao adentrar o âmbito educacional tem sido frustrante em decorrência a falta de formação dos profissionais e recursos para uma verdadeira inclusão. Neste viés, a primeira seção explica de maneira sintetizada o que é o autismo e seus sinais, e finaliza abordando alguns tratamentos existentes que contribuem para diminuir a gravidade, já que ainda não há cura para ele. A segunda aborda o princípio do pensar inclusivo e sua relação com a inclusão do sujeito com TEA, sendo de grande relevância para adotar medidas cabíveis para realização descrito na terceira seção, aportes metodológicos para que o direito de aprendizagem não seja negligenciado. Assim, este trabalho é indicado para docentes, gestores, pais, e todos que desejam conhecer o autismo e como trabalhar para que a criança autista tenha o mesmo direito de aprendizagem que as crianças ditas “normais”. Evidenciou-se que as metodologias ativas contribuem significativamente para este objetivo, visto que dar possibilidades de trabalhar a autonomia da criança. Como também o trabalho coletivo entre escola, pais e terapeutas em prol de proporcionar uma vida social mais próxima do normal. Quanto mais precoce, maiores as chances disso acontecer.17ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoInclusão educacionalAprendizagemMetodologia ativaEducação e práticas inclusivas: a criança com Transtorno do Espectro Autista no centro do processo de aprendizagemArtigo Científico