Rauen, Fábio JoséPacheco, Roberto2024-07-122024-07-122004-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44773Esta pesquisa avaliou procedimentos para a reabilitação fonoaudiológica do Afásico a partir de uma perspectiva focalizada no cotidiano, com base na hipótese que, inicialmente, devem-se estabelecer critérios, atividades e instrumentos de trabalho com base na história de vida, sendo necessário, portanto: a) assumir uma postura teórica que permita transcender os clássicos critérios neurológicos e lingüísticos, buscando, sobretudo, redimensionar os conceitos de cotidiano, linguagem, comunicação, relação e incapacidade; e, b) assumir uma postura profissional que não fique apenas no âmbito do consultório, centrada exclusivamente em atividades orais e escritas objetivadas a atenuar os sintomas afásicos. Fundamentado na Pragmática lingüística, na abordagem Neurolingüística em afasiologia, no conceito sociológico de vida cotidiana, na perspectiva funcional de reabilitação e na Biologia do Conhecer, foram estabelecidos critérios e elaboradas atividades com base no cotidiano, ou seja, com base na vida humana real. O roteiro de atividades foi testado mediante estudo de caso com um Afásico, acompanhado durante onze sessões compostas de atividades domiciliares, extra-domiciliares e de consultório. Os resultados indicam a modalização dos critérios para a reabilitação da afasia; a necessidade do resgate da condição de humanidade no processo de reabilitação do Afásico e da ampliação das discussões sobre o papel terapêutico do fonoaudiólogo; e, um diálogo possível entre as ciências da linguagem, sociais e da saúde.203ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAfasiaFonoaudiologiaReabilitaçãoCotidianoReabilitação fonoaudiológica do afásico em uma perspectiva focalizada no cotidianoDissertação