Cardoso, Luiz Felipe VianaSattelmayer, Débora EliasEvangelista, Gabriel dos SantosRodrigues, Pedro Henrique Silva2023-03-132023-03-1322-12-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32428O presente estudo tem por objetivo analisar a finitude a partir da obra cinematográfica “Soul” usando como ferramenta de compreensão a fenomenologia-existencial de Heidegger. Realizando a contextualização da temática, uma revisão bibliográfica analisando as pesquisas existentes que abordam a finitude e por fim, a análise do filme que possui o intuito de compreender o impacto da condição de finito nos protagonistas do filme. A animação acompanha a trajetória de Joe Gardner, um professor de música frustrado com sua vida e “22”, uma alma que ainda não nasceu na Terra, onde ambos ressignificam a finitude e o sentido da vida. Conclui-se que negar a condição de finito leva o ser a um estado de desconhecimento de suas possibilidades e da condição de liberdade que o homem tem pelo seu aspecto de indeterminação, além disso percebe-se a falta de diálogo frente a finitude humana, fazendo-se necessário ampliar discussões acerca da morte, principalmente por se tratar de um fenômeno singular e universal.32ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFinitudeMorteFenomenologia-existencialFilme SoulUma análise fenomenológica sobre a finitude na obra cinematográfica SoulArtigo Científico