Bastos, MartaCarvalho, RobertaSpamer, Fernanda2022-12-132022-12-132022-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28695As mídias, também conhecidas como meios de comunicação sociais, são ferramentas responsáveis pelas divulgações de informações, como: revistas, rádio, televisão, entre outros. As redes sociais podem ser consideradas uma das mídias mais populares dos últimos anos, entre elas o Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. Vale ressaltar que a geração dos jovens já nascem na era digital e são consumidores assíduos de tendências, buscando nas mídias recursos para dúvidas e aflições do cotidiano. Existe uma diversidade nos assuntos que são abordados nas mídias e redes sociais, porém grande parte dos casos ressaltam fisionomias “perfeitas”, capazes de influenciar na forma que o jovem se vê e auxiliar no desenvolvimento de problemas com a autoimagem e autoestima, podendo gerar grandes consequências prejudiciais, como transtornos psicológicos. Visando identificar e discutir os estudos que estão sendo produzidos sobre este tema, foi realizada uma revisão bibliográfica com artigos nacionais e internacionais, encontrados nas bases de dados Scielo, PePsic, Bireme e PubMed.36ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutoimagemAutoestimaJovensMídias sociaisImpacto das mídias sociais sobre autoimagem e autoestima de jovensImpact of social media on the self-image and self-esteem of young peopleArtigo Científico