Barros, PaternakVieira, EbertonSilva, ArlonFilho, João2022-06-222022-06-222022-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22758A produção de carros movidos á energia elétrica acelera pelo mundo, já provoca mudanças na indústria automobilística e promete transformações na mobilidade urbana. Para compreender como esta difusão poderá ocorrer no país, serão apresentadas características específicas do mercado automobilístico brasileiro, como o setor de biocombustíveis bem desenvolvidos, o que deve impactar neste processo. Mesmo estando na “Era da tecnologia”, mostra que ainda existem barreiras do ponto de vista do consumidor, como a resistência a novas tecnologias e a aversão ao risco de não contar com alternativas de abastecimento do veículo, peças de reposição e assistência técnica. Além disso, os possíveis compradores dessa nova tecnologia ficam inseguros, com o fato do país ainda não estar totalmente preparado para operar com esse produto, um dos fatores mais enfáticos é a falta de infraestrutura de pontos de recarga e o alto custo das baterias. Apresenta-se neste trabalho um estudo com o objetivo de identificar as possíveis causas e dificuldades de inserção competitiva do carro elétrico no mercado brasileiro. Inicialmente serão mostrados alguns conceitos para contextualizarmos e familiarizarmos com o objeto de estudo, o carro elétrico. Posteriormente são abordadas questões energéticas, ambientais e econômicas, bem como o progresso sustentável e suas perspectivas. Por fim houve uma discussão sobre os aspectos políticos relevantes sobre o assunto a fim de comparar e reconhecer as possíveis barreiras que impedem o estímulo desse tipo de tecnologia e o progresso nesse ramo tecnológico.12 f.ptAtribuição-NãoComercial 3.0 BrasilMotoresElétricosCombustãoBateriasCarregadoresInfraestruturaMotores a combustão: alternativas e desafiosCombustion engines: alternatives and challengesArtigo Científico