Schlickmann, Maria Sirlene PereiraAlves, Lizie2020-12-142021-07-302020-12-142021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14955Este artigo tem como objetivo analisar se o uso da metodologia storytelling pode possibilitar à criança, tornar-se protagonista do processo de alfabetização e de letramento. Em relação à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Em relação à coleta de dados, classifica-se como bibliográfica, com a intenção de apresentar a storytelling como uma metodologia ativa a fim de auxiliar, nos processos iniciais de alfabetização e letramento, por meio de um relato de experiência. Tal experiência foi realizada de maneira presencial, com crianças da Educação Infantil, da última etapa, em um ambiente não formal. Nessa pesquisa, buscou-se a contribuição teórica de vários autores como: Castells (1999), Soares (2017), Ferreiro (1996), Palácios e Terenzzo (2016), também com base no documento Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019). Verificou-se, a partir da experiência relatada, que a metodologia ativa storytelling possibilita à criança, tornar-se protagonistas de seu processo de alfabetização e letramento. No caso desta experiência, as crianças conseguiram formular devolutivas das histórias, recriaram-nas, utilizando desenhos. Palavras-chave: Storytelling. Metodologia Ativa. Alfabetização e Letramento.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilStorytellingMetodologia AtivaAlfabetizaçãoLetramentoStorytelling como possibilidade de desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento: relato de uma experiênciaArtigo Científico