Selhorst, MárioRosa, CamilleGoulart, Tainara2022-07-142022-07-142022-06-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24859No presente trabalho de pesquisa se analisa a matemática do ensino básico na agricultura do abacaxi por meio de uma metodologia específica, além de apresentar outras tendências de ensino. O objetivo geral do estudo foi explorar as contribuições da modelagem matemática na aprendizagem do aluno, quando aplicada ao cultivo de abacaxi. Este ensaio se deu pela investigação das etapas e variáveis envolvidas no processo de cultivo da fruta na cidade de Jaguaruna, no estado de Santa Catarina, mais especificamente na zona rural de Sanga Grande Baixa. A sequência de informações extraídas da propriedade ocorreu por intermédio de entrevista, proporcionando a análise de cada etapa desde a preparação do solo até o transporte e comercialização do abacaxi na localidade. A partir dos dados obtidos, construíram-se situações problemas didáticas envolvendo situações reais das etapas, utilizando-se da modelagem matemática como principal meio para resolver e encontrar um modelo válido, facilitando e aprimorando a aprendizagem escolar.85 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilModelagem matemáticaCultivo de abacaxiSituações problemasModelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem: uma aplicação no cultivo de abacaxi pérola em Jaguaruna/SCMathematical modeling in the teaching and learning process: an application in the cultivation of pearl pineapple in Jaguaruna/SCMonografia