Lopes, Ana Maria PereiraNascimento, Deise Maria doRabusky, Amanda Henes2017-10-092020-11-292017-10-092020-11-292015https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10352O presente artigo tem por objetivo compreender como o fenômeno da ostentação é constitutivo da identidade de adolescentes na contemporaneidade. Este estudo permite uma reflexão acerca da identidade dos jovens que utilizam objetos de consumo para a exibição. Realizou-se delineamento de estudo de caso, exploratório e descritivo de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal, seguindo um roteiro com as temáticas: ostentação, consumo/consumismo, mídia e estilo. Buscou-se identificar o que os adolescentes entendem pelo fenômeno da ostentação, as relações que eles fazem entre consumismo e esse fenômeno, a percepção deles de como os meios de comunicação contribuem para o fenômeno da ostentação e também identificar as diversas formas de expressão desse fenômeno. O grupo focal indica que o fenômeno da ostentação é amplo e complexo, sendo que um indivíduo “sem caráter” exibe o desnecessário. As relações entre o consumismo e a ostentação estão interligadas, pois a ostentação gera o consumismo, favorecendo o endividamento. Além disso, a mídia influencia o indivíduo a consumir e os adolescentes compram quando necessitam e se decepcionam consigo quando não adquirem o que desejam. O grupo se percebe ao mesmo tempo ambíguo com relação às possibilidades do que fariam no caso de terem condições financeiras para comprar o que gostariam. Os meios de comunicação contribuem para o fenômeno da ostentação, pois influenciam na vida das pessoas, sendo que os adolescentes não se veem influenciados pela mídia, pois eles não possuem intenção de mostrar o que compram e de se mostrarem, mas se sentem bem quando são percebidos pelos outros. E fazem uso das redes sociais e aplicativos para compartilharem boas experiências. As diversas formas de expressão do fenômeno da ostentação se dão nas relações interpessoais visando, sobretudo para impressionar o sexo oposto. Além disso, a ostentação é necessária para o reconhecimento desse jovem pela sociedade e a criança é influenciada pela mídia a consumir o que está na moda, sendo que o adolescente segue estilos conforme o seu gosto e não visando a exibição. Tudo isso indica um adolescente com alguma crítica ao fenômeno da ostentação que talvez esteja exibindo a imagem de um indivíduo “com valor”. Faz-se necessário compreender mais esse adolescente pós-moderno, quiçá desenvolvendo o assunto e promovendo espaços para debates sobre esse lugar de ser adolescente. Sugere-se pesquisas que possibilitem mais visibilidade sobre os modos de produção do adolescente reflexivo e também com meninas adolescentes no contexto pós-moderno, além de pesquisas com grupos como a família e a escola diante do fenômeno da ostentação.28 f.pt-BROstentaçãoIdentidadeAdolescenteContemporaneidadeFenômeno da ostentação: contemporaneidade e constituição da identidade de adolescentes.Artigo Científico