NOGUEIRA, AdiloderneQUEIORGA, Bianca SchneeweissOLIVEIRA, Fernanda RodriguesNASCIMENTO, João Wagner Morais doANDRADE, Vinicius Rodrigues2024-01-092024-01-092024-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40057O transporte de cargas no Brasil sofre grande influência de um único modal especí-fico, o modal rodoviário. Essa dependência desenvolvida ao longo de muitos anos de incentivo à construção de estradas e outros modais de transporte fez com que o Brasil não caminhasse avante no quesito logístico. Uma aposta mais efetiva do que usar as rodovias é a cabotagem, que envolve o deslocamento entre portos ou por corredores internos navegáveis, forma mais econômica e menos poluente. Este artigo explora o modal aquaviário (cabotagem), em relação ao modal rodoviá-rio, caracterizando sua importância dentro da logística de transporte brasileiro. Foi apresentada a estrutura atual do referido modal, perspectivas, limitações, investi-mentos e incentivos por parte do Governo Federal.16ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilLogísticaCabotagemModal RodovíarioO poder logístico da cabotagem e o apego do modal rodoviário no Brasil.The logistical power of cabotage and the attachment of road transport in Brazil.Artigo Científico