Malinovisk, JulianaSoares, Roberta Ariana Ferreira Rocha2022-12-172022-12-172022-12-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29822Tem-se por desnutrição infantil a combinação de uma dieta inadequada em que há deficiência de nutrientes e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Se configura também como um problema de saúde pública, além de interferir na promoção do aprendizado, impedindo que essa criança alcance seu potencial. No Brasil a insegurança alimentar opera grupos étnicos e fenótipos em específico como são os casos de crianças pretas, pardas e amarelas residentes do Norte e Nordeste do país, isso é resultado de uma negligência tanto nos aspectos sanitários quanto nos serviços sociais nessas áreas. O governo busca aplacar a desnutrição infantil com programas e ações que visem trazer melhoria ao estado nutricional de crianças da rede básica de ensino, como é o caso do PNAE e PRONAF, alimentação escolar e agricultura familiar criaram um vínculo para apoio a incentivo sustentável de alimentos de diversos gênero ao emprego de uma alimentação saudável e com valores nutricionais mais prudente visando saúde e melhor desempenho cognitivo e físico dos alunos.13 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilDesnutrição infantiFomePprogramas governamentais.O estado nutricional e espaço escolar: atravessamentos e impactos de uma alimentação irregular no processo de ensino aprendizagem de alunos da educação básica.Nutritional status and school space: crossings and impacts of an irregular diet in the teaching-learning process of basic education students.Artigo Científico