Will, Daniela MonteiroMarins, Bianca Guimarães2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10119Este artigo trata da importância do jogo e do brincar na Educação Infantil, visando à ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Procurou-se, através de uma pesquisa, verificar e compreender como se constituem as experiências com jogos em uma instituição particular de Educação Infantil em Curitiba/PR, por meio da observação e análise dos jogos e brincadeiras desenvolvidos junto às crianças de duas turmas e de entrevistas realizadas com professoras e auxiliares de ensino. Foi possível identificar algumas contradições no que diz respeito à relação da teoria e prática sobre o jogo como recurso pedagógico, colocando-se a necessidade de que as professoras estudem sobre os jogos, saibam identificar se um jogo é ou não adequado a determinado grupo, tirando proveito desse recurso, para que não seja utilizado somente como recreação ou ocupação de tempo.16 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação infantilBrincadeiraJogoLudicidadeO jogo como recurso pedagógico na educação infantilArtigo Científico