Loureiro, Helena Maria SimonardPlodowski, PaulaVizoto, Renata Juliana VantiSchier, JanainaPego, Norton Fantinati2021-12-212021-12-212021-11-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20475O estudo teve como objetivo analisar o estado nutricional de escolares de nove a quatorze anos, de ambos os sexos, regularmente matriculados em escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de JOINVILLE-SC. Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, de natureza descritiva/exploratória. As escolas foram divididas por região, ao todo foram oito escolas municipais com alunos de 9 a 14 anos, que cursam as séries do quinto ao nono ano do ensino fundamental, A amostra foi constituída, com 1148 meninas no ano de 2019 e 860 no ano de 2021, os meninos 1164 em 2019 e 962 em 2021, totalizando 2312 crianças. Os dados foram aferidos pelos educadores físicos da própria escola. Foram feitas as coletas de Peso, Altura e IMC, conforme o ano de 2019 e 2021 que são coletados anualmente para acompanhamento da evolução dessas crianças. Para determinar o peso corporal, foi utilizada uma balança de controle corporal, e para aferir a estatura foi utilizado um estadiômetro. Para determinar o estado nutricional foi usado o índice de massa corporal (IMC), e foi classificado com base nos dados propostos pela WHO¹. Obtendo assim resultados negativos na composição corporal desses estudantes, no período da pandemia, com aumento de sobrepeso e outros padrões menos desejáveis.11f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilPandemiaEstado NutricionalEnsino FundamentalO Impacto da Pandemia do Covid-19 no Estado Nutricional de Crianças em Idade Escolar da Cidade de JoinvilleArtigo Científico