MORAIS, Ricardo Manoel OliveiraANDRADE, Luiza Rezende deMORAIS, Ricardo Manoel Oliveira2023-12-202023-12-202023-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39401Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a percepção das instituições e da aplicação da lei na realidade brasileira da República Velha a partir da manifestação artística cômica de Ariano Suassuna. Para a compreensão e a análise da República Velha – período compreendido entre 1889 e 1930, também denominado por República Oligárquica, 1ª República ou República do Café com Leite –, o marco teórico é o Coronelismo, Enxada e Voto, de Victor Nunes Leal. Sobre a percepção e as representações populares cômica da lei e das instituições, a peça escolhida é o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O paralelo entre as obras visa a evidenciar um distanciamento entre a esfera pública brasileira do final do século XIX e início do XX – e tudo o que dela decorre, como as leis, os processos de tomada de decisões políticas, a relação entre cidadãos e autoridades “legitimamente constituídas” – e a realidade social. * Morais, R. M. O.; Rezende Andrade, L.. A percepção institucional da república velha no ’Auto da Compadecida’: entre Victor Nunes Leal e Ariano Suassuna. Oxímora: Revista Internacional De Ética Y Política, (23), 107–127, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1344/oxmora.23.2023.4238621ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRepública VelhaComédiarepresentaçãoinstituiçõesrealidade socialA percepção institucional da república velha no 'Auto da Compadecida': entre Victor Nunes Leal e Ariano SuassunaArtigo Científico