Lélis L.B Castro, Ana LuísaMuniz Leão, Yasmim2022-06-282022-06-282022-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23000O presente estudo tem como objetivo analisar e compreender, com base nas principais evidências encontradas na literatura, os impactos ocasionados pelo ensino remoto emergencial na saúde mental de docentes universitários. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, de caráter qualitativo e exploratório. Com o advento da Covid-19 e aumento de casos e mortes em toda população mundial, as autoridades de saúde passaram a orientar sobre a relevância dos métodos de prevenção, como o distanciamento social, entre outros. Consequentemente, o distanciamento social, levou ao uso de tecnologias para a comunicação, inclusive nas instituições escolares. Nesse contexto, docentes universitários se viram imediatamente obrigados a inserir aparatos tecnológicas às suas práticas pedagógicas. Atrelado a isso, a pouca ou nenhuma habilidade com as ferramentas recentemente inseridas ao processo ensino-aprendizado, associada à autocobrança e pressão por parte das Instituições de Ensino Superior e à sobrecarga de trabalho, causaram impactos na saúde mental dos profissionais em questão. Os educadores relatam que há uma cobrança excessiva da produtividade nas universidades, tendo em vista que, para serem classificados como produtivos, os docentes são obrigados a seguir determinadas metas impostas. Assim, diversos estudos apontam para o desenvolvimento de variados transtornos psicológicos em docentes, como quadros de estresse, ansiedade, esgotamento profissional ou até depressão. Dessa forma, é coerente apontar a necessidade de promoção de capacitação e adequadas condições de trabalho aos docentes universitários, bem como acompanhamento dos profissionais.13folhasptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnsino Remoto Emergencial.Covid-19, Transtornos Psicológicos.Saúde mental do docente universitário em tempos de pandemiaArtigo Científico