Claúdio Da Silva Neto., AntonioAlmeida, Letícia2022-12-142022-12-142022-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28758No atual cenário, o mundo virtual se tornou um grande comércio, isso em consequência dos meios de marketing, propagandas e outras ferramentas para chamar a atenção das pessoas para consumirem digitalmente. Assim, os influenciadores digitais tornaram-se uma novidade que vem se popularizando rapidamente, devido ao seu carisma e persuasão, sempre convencendo seus seguidores a comprarem determinados produtos. O presente artigo tem por objetivo explorar a atuação de um influenciador digital no plano da responsabilidade civil por danos dela decorrentes, corroborando-se o estudo quanto a vulnerabilidade dos consumidores. No tocante ao tipo de procedimento aplicado, foi adotado o tipo bibliográfico para uma abordagem sistemático-interpretativa da categorização da responsabilidade civil dos influenciadores digitais. No que tange ao objetivo, trata-se de pesquisa descritiva teórica-dogmática, a partir de análise da literatura e legislação pertinentes, tendo início na compreensão da publicidade e sua regulamentação no Brasil para emparelhar-se aos influenciadores digitais e discutir a sua responsabilidade civil. Restou definido que o influenciador digital tende a responder de maneira objetiva e solidária, visto que demonstram estar em posição de vantagem ao ser comparado ao consumidor em sua cadeia de fornecimento.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilInfluenciador Digital.Responsabilidade Civil.Publicidade.ConsumidorA responsabilidade civil de “influenciadores digitais”: os efeitos jurídicos das publicidades fraudulentas perante o direito do consumidor.Civil accountability of “digital influencers”: the legal effects of fraudulent advertising on consumer lawArtigo Científico