LOBO, Vanessa Monteiro BizzoALMEIDA, Bárbara Nogueira Martins deMARTINS, Gabriel Pereira2023-12-122023-12-122023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37865No universo complexo dos transtornos neuropsiquiátricos infantis, é crucial examinar as semelhanças e diferenças diagnósticas entre o Transtorno do Espectro do Autista (TEA) e o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. Essas condições, embora compartilhem alguns sintomas sobrepostos, apresentam características distintas que demandam uma compreensão aprofundada para orientar práticas diagnósticas e intervenções eficazes. Este resumo explora as nuances desses transtornos, destacando elementos cruciais para uma identificação precisa e um plano de tratamento personalizado. O presente trabalho tem como objetivo sistematizar o conhecimento sobre Transtorno Espectro Autista (TEA) e Deficiência intelectual (D.I) em crianças e investigar a relação entre esses transtornos de neurodesenvolvimento, buscando identificar se há ou não sinais clínicos semelhantes entre ambos e que possam (ou não) interferir no tratamento adequado de pacientes. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo com base em estudo teórico realizado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V, livros e artigos, considerando as contribuições dos autores pesquisados para a conceituação e o entendimento aprofundado do tema, auxiliando na atuação profissional do psicólogo. A presença destes dois transtornos, Transtorno Espectro Autista e Deficiência intelectual, podem transformar a vida cotidiana em um constante desafio. Nos últimos anos houve um crescimento de estudos, de pesquisas, dos grupos de apoio, da exposição nas mídias e redes sociais relacionados ao tema, o autismo passou a ser conhecido pela população e a busca pelo diagnóstico tem aumentado. Posto que à ampla divulgação do autismo, existem muitas pessoas que ainda desconhecem a Deficiência Intelectual. Muitas vezes esses transtornos são confundidos principalmente na fase escolar. O Transtorno Espectro Autista é frequentemente visto, já a Deficiência Intelectual não é tão divulgada, por isso, a identificação e o tratamento adequado de transtornos coexistentes podem modificar de forma positiva o prognóstico.24ptAttribution 3.0 Brazilautismodeficiência intelectualdiagnósticoSemelhanças e diferenças diagnósticas de crianças com transtorno espectro autista e transtorno do desenvolvimento intelectualMonografia