Yared, Yalin BrizolaPassos, Monier Julio dos2021-05-252021-07-302021-05-252021-07-302021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14922A presente pesquisa objetivou refletir sobre a importância e contribuição da leitura na promoção do pensamento crítico em estudantes do Ensino Fundamental II. Assim, analisou-se a importância do desenvolvimento do pensamento crítico através da leitura almejando ampliar novas competências intelectuais, pessoais, sociais e profissionais. Visa contribuir para a formação de cidadãos capazes de agirem racionalmente e intervir socialmente nas tomadas de decisões, sendo eles ativos e agentes numa sociedade democrática, científica e tecnologicamente avançada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. O tipo de estudo foi a partir de um estudo bibliográfico da obra O Pequeno Príncipe realizado à luz das teorias do pensamento crítico. Utilizou-se a técnica de análise textual discursiva que busca compreender a teoria com a prática, pois considera a existência de relação entre a realidade e o objeto de estudo. Portando, com esta pesquisa registrou-se resultados que mostram que os estudantes são capazes de construir o conhecimento e desenvolveram habilidades de pensamento que precisam para a vida, tendo um exercício de uma cidadania ativa e responsável e tendo a capacidade de atuar com critério próprio para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, mais justa, sustentável e humanista.15f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilPensamento CríticoLeituraConhecimento científicoO pequeno príncipe: contribuições de uma prática de leitura para a promoção do pensamento crítico em estudantes do ensino fundamental IIArtigo Científico