Freitas Filho, Fernando LuizCampigotto, Yan Carrobrez2021-08-272021-08-272021-06-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17372O comércio eletrônico tem uma representatividade de 18% no varejo mundial, sendo seu crescimento global estimado em 6,29% para 2021. No presente trabalho, foram analisadas as aplicações da realidade aumentada (RA) como facilitador nas relações de comércio eletrônico, visto que essa tecnologia tanto potencializa quanto otimiza a experiência do consumidor. Os dados utilizados na pesquisa sobre comércio eletrônico e RA foram extraídos de fontes bibliográficas e documentais, bem como de estatísticas disponíveis nas plataformas Statista, E-Commerce Brasil, Artillery Intelligence e Similarweb. Também foram obtidos os resultados da aplicação dessa tecnologia no estudo de caso IKEA Place, confirmando os efeitos positivos - um crescimento de 46% nas vendas online em 2019, após a aplicação da RA. As pesquisas estatísticas mostraram que tanto o número de usuários de RA móvel ativos globalmente quanto as receitas de RA móvel aumentaram. Além disso, as receitas de comércio eletrônico influenciadas pelo uso do RA obtiveram um aumento de 229%, de 2019 para 2020. Dessa forma, ao se discutir seus benefícios, percebeu-se que a aplicação dessa tecnologia traz vantagens competitivas às redes de comércio eletrônico.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRealidade AumentadaComércio EletrônicoTecnologiaAnálise da tecnologia realidade aumentada como facilitador nas relações de comércio eletrônicoANALYSIS OF AUGMENTED REALITY TECHNOLOGIES AS A CATALYST IN E-COMMERCEArtigo Científico