Günther, HelenSantos, Astro Luiz2020-01-132020-12-022020-01-132020-12-022019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12037Um dos principais papéis de um líder é desenvolver e formar novos líderes, porém, será que esses líderes foram preparados para desempenhar este papel? Tem-se comumente, em equipes comerciais, profissionais assumindo cargo de liderança tendo como base resultados apresentados, porém com pouca ou praticamente nenhuma experiência em gestão, com isso, por muitas vezes, trocam-se vendedores de alto desempenho por gestores medianos. O presente estudo se propôs a analisar a necessidade de se desenvolver o profissional da área comercial de uma instituição financeira antes de promovê-lo a um cargo gerencial. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, realizou-se entrevista semiestruturada com oito gerentes comerciais de uma instituição financeira. Para análise do material empírico utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, identificou-se a necessidade de investimento no desenvolvimento de novos líderes e que os maiores desafios dos gestores, ao assumirem a nova função, referem-se a engajar e motivar suas equipes, sendo necessário para isto um foco maior no desenvolvimento das competências individuais de liderança. É fato que cada profissional deve ser o protagonista de sua carreira e que esta responsabilidade é sua, porém, concluiu-se que as empresas também têm sua parcela de responsabilidade neste processo, principalmente quando o assunto é uma promoção para a primeira gestão e que é preciso apoio da área de Recursos Humanos neste processo de mudança de mindset, alinhado à cultura da empresa e às expectativas em relação à nova função.10 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilDesenvolvimento humanoGestão de pessoasLiderançaDesenvolvimento de novos líderesArtigo Científico