Cernicchiaro, Ana CarolinaCacciari, José Ricardo da Rocha2017-11-062020-11-262017-11-062020-11-262017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3185The present research aims to think about the film Stalker, by the Russian director Andrei Tarkovski, from the concept of experience of the philosopher Walter Benjamin. The study was based on the analysis of the film's mise-en-scène, in order to think of it as a power to break the automatism and to perceive the images as a way of "feeling" life - a concept present in the reflection text of Viktor Chklovsky Art as procedureA presente pesquisa tem como objetivo pensar o filme Stalker, do diretor russo Andrei Tarkovski, a partir do conceito de experiência do filósofo Walter Benjamin. O estudo se pautou pela análise da mise-en-scène do filme, de forma a pensá-la como potência de quebra do automatismo e de percepção das imagens como forma de “sentir” a vida - conceito presente no texto de reflexão de Viktor Chklovski A arte como procedimento.96 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAndrei TarkovskiWalter BenjaminStalkerViktor ChklovskiMise-en-scèneExperiênciaAutomatismoStalker, de Andrei Tarkovski, e a mise-en-scène como forma de experiênciaDissertação