MOURA , HARRISON deSoares, Ana Cláudia Seles2022-07-152022-07-152022-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24896Após a dissolução da Educação Física plena, onde os profissionais passaram a ter mais escolhas quanto à sua área de atuação como bacharéis ou licenciados, viu-se um mercado cada vez mais amplo para o profissional de Educação Física. Mesmo que ainda 98.3% sejam daqueles que optem por ramos mais tradicionais da área - como ramo fitness e desportos - apenas 1.7% dos mais de 454.097 registros no Conselho Nacional de Educação Física (CONFEF) são de profissionais atuando como Profissional de Educação da Saúde, ou seja, aqueles que atuam dentro Sistema Único de Saúde, em todo território nacional. Algumas portas de entradas como por exemplo as Políticas Nacionais de Promoção da Saúde, entre outras, foram fundamentais para a inserção de práticas corporais como forma de auxílio à promoção da saúde. Com o passar do tempo e aumento das demandas, manobras do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação foram sendo realizadas como graduações específicas e pós-graduações Lato Sensu para um maior preparo dos profissionais frente aos desafios da saúde pública e que caminhassem de acordo com as diretrizes do SUS.15 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEDUCAÇÃO FÍSICASISTEMA ÚNICO DE SAÚDESUSSAÚDE PÚBLICAHistórico e evolução da atuação do profissional de educação física no sistema único de saúdeMonografia