Medeiros, IsmaelSilva, Lukas Evaldt Souza da2021-07-122021-07-122021-06-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14386Diante do crescimento expressivo do Porto de Imbituba ao longo dos anos é inevitável o desgaste das estruturas de apoio devido à movimentação ininterrupta das operações portuárias. A necessidade de um maior tráfego de veículos pesados a fim de escoar as cargas operadas pelo porto gera um desgaste da pavimentação existente, fato que demanda investimentos recorrentes para preservar o desempenho satisfatório das vias internas. Baseado nesse cenário, este trabalho busca realizar o levantamento das condições atuais do pavimento asfáltico em uso na área portuária, determinando sua vida útil restante. Além disso, é avaliada a compatibilidade do revestimento atual com as condições de desgaste severo em que o asfalto é solicitado, buscando alternativas compatíveis com o cenário detalhado. Desta forma, é entendido que os pavimentos rígidos se mostram como uma alternativa mais propícia a resistir as solicitações do tráfego dimensionado. Como alternativa construtiva, o pavimento de concreto whitetopping se mostra como uma solução viável economicamente, pois aproveita da estrutura existente fazendo a função de reforço estrutural, fornecendo capacidade de suporte a operação atual e para a previsão de crescimento de tráfego para os próximo vinte anos.83 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPavimentaçãoManutençãoInvestimentosEstudo técnico das vias Internas do Porto de Imbituba: composição do tráfego, dimensionamento e avaliação estruturalEstudo de Caso