Souza, Alexandre Silva deSeferian, Aimê Cristina de AlbuquerquePereira, Roanne AraújoSouza, Rodrigo Farias deArruda, Sandra Nascimento de2022-12-192022-12-192022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30120Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição que apresenta atualmente uma crescente prevalência diagnóstica médica. O TEA gera uma dificuldade na interação social, na comunicação, comprometimento motor variável e possíveis problemas posturais. Objetivo: Verificar por meio de revisão de literatura integrativa os benefícios da terapia assistida por cavalos em praticantes diagnosticados com o transtorno do espectro autista. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que os artigos foram selecionados a partir de buscas nas bases de dados: LILACS, MEDLINE, Scielo, Science Direct, PEDro, Repositório Universitário da Ânima (RUNA). Resultados: Foram selecionados um total de 34 artigos submetidos aos critérios de inclusão e de exclusão para esta pesquisa, ao final a amostra desta revisão ficou constituída a partir da leitura total e análise de 14 estudos. Conclusão: A hipoterapia gerou efeitos positivos quanto a melhora de aspectos comportamentais como bem-estar, autoestima, autoconfiança e interação em pacientes com TEA. Além disso, outros fatores relevantes foram observados, como a melhora da marcha, correção postural, ganho de mobilidade, equilíbrio e melhora da coordenação motora.18 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno do espectro autistaEquoterapiaFisioterapiaEfeitos da hipoterapia em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): revisão de literaturaEffects of hippotherapy in children with Autism Spectrum Disorder (ASD): literature reviewArtigo Científico