Santa Rosa, JosefaFeitoza, Vitória2021-08-042021-08-042021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16680Este trabalhado visou fomentar o uso do Latim nas aulas de Língua Portuguesa como ferramenta didática que possibilita ao educando um conhecimento mais amplo a respeito da história da sua língua. A língua latina, conhecida como a língua mãe do português se encaixa nesse contexto como facilitador de ensino que trabalha a lógica, o raciocínio, e o conhecimento sobre fatores linguísticos na morfologia e no léxico. Foi proposto por meio da produção de uma árvore genealógica, ver, de maneira explícita, as influências e derivas deixadas pelo latim em muitos termos na Língua Portuguesa. Essas influências rodeiam a Língua Portuguesa desde a sua história como língua oficial do Brasil, seja de maneira consciente ou inconsciente. Alguns desses fenômenos também encontram-se presentes na variação linguística e a falta de conhecimento etimológico a respeito desse assunto é o que, muitas vezes, acarreta o preconceito linguístico na sociedade por alguns falantes. Ensinar esses aspectos e fenômenos presentes na Língua Portuguesa, torna-se importante na compreensão do porquê o falante recupera e retira fragmentos do Latim para a composição ou criação de novas palavras. E, dessa forma, levando ao aluno entender que esses fenômenos presentes na língua, não são por acaso.57 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilLatimLíngua PortuguesaEnsino“NA LÍNGUA, NADA É POR ACASO”: A etimologia latina como ferramenta didática no ensino de Língua PortuguesaMonografia