Lima, Francisco Olympio AielloGonçalves, Matheus Cuba2023-06-302023-06-302023-06-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34505As mídias independentes, em constante crescimento e evolução, ganharam papel de destaque no futebol brasileiro. Devido a insatisfação do público com as mídias convencionais como emissoras de TV, rádios, jornais impressos e revistas, além dos avanços da tecnologia e da internet, criadores de conteúdo independente passaram a ganhar mais visibilidade, transformando a maneira como se consome conteúdo de futebol online e se tornando uma alternativa ao que é apresentado pelos grandes veículos. Apesar de desafios como a questão financeira, concorrência com a mídia tradicional e a conquista da credibilidade, mídias independentes encontraram em plataformas como YouTube, Blogs e redes sociais, a capacidade de trazer novas perspectivas para a cobertura do futebol no Brasil e na interação com os torcedores, criando novos debates e dando espaço à novas vozes, tornando o cenário mais inclusivo e diversificado.70 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMídias independentesFutebol brasileiroTorcedorPúblicoInternetRedes sociaisPlataformasO crescimento das mídias independentes no futebol brasileiroMonografia