DUTRA, AdemarMORENO, Edinei Antônio2024-07-222024-07-222024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45136A sustentabilidade, por suas características relacionadas à preservação do meio ambiente e uso consciente dos recursos naturais, tornou-se um tema em evidência e, consequentemente, uma preocupação presente nas relações humanas, sejam elas empresariais, governamentais, sociais ou pessoais. Por estas razões, para as Instituições de Ensino Superior, em particular as Bibliotecas, o desafio está em demonstrar para a sociedade que é possível transformar conscientização em ações, priorizando, em suas atividades, formas de inserção da sustentabilidade. Entre os temas existentes na literatura cientifica a respeito da abordagem da sustentabilidade em bibliotecas se destaca questões relacionadas ao uso de instrumentos e indicadores de avaliação de desempenho para gestão desse contexto. No entanto, as pesquisas que tratam do tema possuem uma literatura científica extensa, dispersa e que tratam individualmente o assunto. Desta forma, a pergunta que emerge para esta tese é “Quais elementos podem integrar um Modelo Conceitual para a avaliação de desempenho na gestão da sustentabilidade em bibliotecas”? O objetivo geral delineado é Propor um modelo conceitual para a avaliação de desempenho na gestão da sustentabilidade em bibliotecas. A metodologia designada aborda o paradigma de pesquisa interpretativista, utilizando lógica dedutiva e indutiva, abordagem qualitativa, estratégias de pesquisa por meio do estudo de caso e pesquisa bibliográfica e coleta de dados primários e secundários. A coleta e análise dos dados foram desenvolvidos com base no percurso delineado para a pesquisa: Fase 1 – Pesquisa Bibliográfica, Fase 2 – Modelo Conceitual e Fase 3 – Desenvolvimento do Instrumento. Para auxiliar na obtenção e análise dos dados se fez uso das etapas do instrumento de intervenção ProKnow-C e da metodologia MCDA-C. A conclusão da Fase 1 – Pesquisa Bibliográfica apontou os seguintes resultados: (i) apresentação do Portfólio Bibliográfico (PB) contendo 22 artigos sobre o tema de pesquisa; (ii) identificação dos autores mais influentes, avaliação da evolução do tema ao longo dos anos, destaque dos periódicos científicos, evidenciação das palavras-chave e demonstração dos tipos de pesquisa e estratégias de busca dos artigos do PB, fazendo uso da Análise Bibliométrica; e (iii) demonstração da existência de “gaps” nas seis lentes do conhecimento analisadas mediante realização da Análise Sistêmica. Na Fase 2 – Modelo Conceitual, após a identificação, verificação, integração e estruturação dos elementos conceituais, houve a definição final do Modelo Conceitual para a avaliação de desempenho na gestão da sustentabilidade em bibliotecas. Por último, a Fase 3 – Desenvolvimento do Instrumento tratou da observação e integração das diretrizes do Modelo Conceitual na elaboração de um instrumento de avaliação de desempenho para gestão da sustentabilidade na biblioteca do IFSC – Florianópolis, utilizando a metodologia MCDA-C. Finalizada as três fases de coleta e análise, conclui-se que, em contraste com os instrumentos de avaliação de desempenho para gestão da sustentabilidade em bibliotecas identificados na literatura científica, a utilização do Modelo Conceitual proposto, empregando uma perspectiva construtivista, surge como uma alternativa flexível e congruente a ser adotada por pesquisadores e gestores quando do desenvolvimento de instrumentos para avaliar o desempenho na gestão da sustentabilidade em bibliotecas. Nesse sentido, é possível afirmar que a tese proposta possui evidências suficientes para suportá-la, enfatizando a dispersão da literatura científica do tema e englobando o conteúdo pertinente em um Modelo Conceitual que oriente pesquisadores e gestores à avaliação de desempenho na gestão da sustentabilidade em bibliotecas.Sustainability, due to its characteristics related to environmental preservation and conscious use of natural resources, has become a prominent topic and, consequently, a concern present in human relations, whether they are business, governmental, social, or personal. For these reasons, for Higher Education Institutions, in particular Libraries, the challenge is to demonstrate to society that it is possible to transform awareness into actions, prioritizing, in their activities, ways of inserting sustainability. Among the existing themes in the scientific literature regarding the approach of sustainability in libraries, issues related to the use of instruments and indicators of performance evaluation for the management of this context stand out. However, the research that deal with the theme have an extensive, dispersed scientific literature and that deal individually with the subject. Thus, the question that emerges for this thesis is “What elements can integrate a Conceptual Model for the performance evaluation in the management of sustainability in libraries”? The general objective outlined is to propose a Conceptual Model for the performance evaluation in the management of sustainability in libraries. The designated methodology addresses the interpretivist research paradigm, using deductive and inductive logic, qualitative approach, research strategies through case study and bibliographic research and primary and secondary data collection. The data collection and analysis were developed based on the path outlined for the research: Phase 1 - Bibliographic Research, Phase 2 - Conceptual Model and Phase 3 – Instrument Development. To assist in obtaining and analyzing the data, the steps of the ProKnow-C intervention instrument and the MCDA-C methodology were used. The conclusion of Phase 1 - Bibliographic Research pointed out the following results: (i) presentation of the Bibliographic Portfolio (PB) containing 22 articles on the research topic; (ii) identification of the most influential authors, evaluation of the evolution of the theme over the years, highlight of the scientific journals, evidence of the keywords and demonstration of the types of research and search strategies of the PB articles, using the Bibliometric Analysis; and (iii) demonstration of the existence of “gaps” in the six lenses of knowledge analyzed by performing the Systemic Analysis. In Phase 2 - Conceptual Model, after the identification, verification, integration and structuring of the conceptual elements, the final definition of the Conceptual Model for the performance evaluation in the management of sustainability in libraries was made. Finally, Phase 3 - Instrument Development dealt with the observation and integration of the guidelines of the Conceptual Model in the elaboration of a performance evaluation instrument for the management of sustainability in the library of IFSC - Florianópolis, using the MCDA-C methodology. After the three phases of collection and analysis, it is concluded that, in contrast to the performance evaluation instruments for the management of sustainability in libraries identified in the scientific literature, the use of the proposed Conceptual Model, employing a constructivist perspective, emerges as a flexible and congruent alternative to be adopted by researchers and managers when developing instruments to evaluate the performance in the management of sustainability in libraries. In this sense, it is possible to affirm that the proposed thesis has sufficient evidence to support it, emphasizing the dispersion of the scientific literature of the theme and encompassing the pertinent content in a Conceptual Model that guides researchers and managers to the performance evaluation in the management of sustainability in libraries.421ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAvaliação de desempenhoSustentabilidadeGestão de bibliotecasModelo conceitualInstrumentos de avaliação de desempenhoProposta de um modelo conceitual para a avaliação de desempenho na gestão da sustentabilidade em bibliotecasProposal of a Conceptual Model for Performance Evaluation in Sustainability Management in LibrariesTese