SCHUTZ, ElinaiSilveira, Gabriela2024-03-072024-03-072023-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41713Resumo: A natação engloba um conjunto de habilidades durante a sua prática, por se tratar de uma atividade que exercita o corpo e mente. Nota-se inúmeros benefícios dentro e fora do esporte como no âmbito motor, cognitivo, psicológico e social. Esta prática pode ser benéfica para praticamente todos os indivíduos, por ser um esporte que estimula inúmeras habilidades. O objetivo do presente estudo é descrever através da literatura científica, os benefícios da natação em criança e adolescentes com espectro autista. Este artigo irá apresentar uma análise sistemática por meio de uma revisão do tema proposto. Para a coleta dos dados realizou-se uma revisão nas bases de dados Google acadêmico, Scieelo, PubMed e BVS, publicados na língua portuguesa e inglesa, entre os anos de 2018 e 2023. Os descritores para a busca foram ‘crianças autistas”, “natação”, “desenvolvimento motor” e “natação para crianças autistas”. Nos resultados foram encontrados 80 artigos científicos, foram inseridos 9 após a leitura e aplicação dos critérios de exclusão. Os artigos analisados indicaram efeitos positivos da natação para com as crianças e adolescentes com espectro autista (TEA). Evidencia-se a partir dos resultados os benefícios no aspecto motor, social, psicológico e comportamental. Desta forma, reforça-se a sugestão e orientação da prática da natação para crianças e adolescentes com TEA, para que aprendam, divirtam-se e aproveitem os benefícios que a atividade pode proporcionar.15 FptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEspectro autistaNataçãoNatação adaptadaOs benefícios das habilidades aquáticas no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autistaThe benefits of aquatic skills in the motor development of children and adolescents with autism spectrum disorderArtigo Científico