Hubbe, Rosandra SachettiPontes, Tatiane Machado2022-11-212022-11-212020-08-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26496A importância da leitura e da escrita não se encerra no processo de alfabetização, deve estar presente em todo o processo educativo. Assim, esta pesquisa surgiu do seguinte problema: quais estratégias são usadas para desenvolver nas crianças, as práticas de leitura? Após uma reflexão sobre esse assunto, que marcou muito o percurso formativo da pesquisadora, houve a necessidade de desenvolver uma pesquisa, para compreender como os professores estão atuando nesse sentido. Por conseguinte, é objetivo deste trabalho refletir sobre as práticas e estratégias que contribuem para a formação de leitores, nos anos iniciais do ensino fundamental, além de analisar os aspectos teóricos da importância da leitura, para o desenvolvimento das crianças, nesse ciclo. A base teórica fundamenta-se em alguns estudiosos, como Britto (2012), Luckesi (1996), Freire (1998, 2012, 2005) e documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), a Lei nº 9.394 (1996), entre outros. Para alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualiquantitativa. Quanto ao método, classifica-se como dialético. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal do Estado de Santa Catarina (SC), com 17 professores, buscando identificar as suas percepções em relação à criança, ao papel da escola, à participação da família, e às estratégias adotadas, para desenvolver o interesse pela leitura dos estudantes. Ao finalizar a análise, fica evidente a importância da leitura precocemente, na vida da criança, com o auxílio da família, junto à escola, e por mais diversificadas que sejam as estratégias utilizadas, para incentivar a leitura, na vida das crianças, a escola precisa capacitar-se ainda mais, para que a habilidade da leitura seja desenvolvida de forma mais significativa.21 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilFormação de LeitoresCriançaFamília e EscolaProfessoresA formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamentalArtigo Científico