SOARES, Mariângela Abate de LaraSILVA, Emilly Santos daRODRIGUES, Flavia Estela BarbosaCOSTA, Raiane Lourenço MaiaGASBARRO, Victor Hugo Testa de Paula2024-07-012024-07-012024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43846Objetivo: Discorrer sobre os efeitos positivos da fitoterapia no cotidiano de crianças diagnosticadas com TEA. Metodologia: A pesquisa em questão utilizou a abordagem metodológica bibliográfica. Esse mecanismo de pesquisa visa essencialmente reunir e consolidar o conhecimento já existente, derivado dos estudos examinados. Durante a pesquisa, foram encontrados artigos de revisão disponíveis integralmente no meio digital, escritos nos idiomas português e inglês e inseridos dentro do período de 2019 a 2024. Resultados: Foi elaborado uma tabela contendo os estudos selecionados, destacando informações como título, autoria, objetivo, método e resultado, para interpretação de dados e a discussão do tema proposto. Sendo, por fim, evidente a importância de a enfermagem estar capacitada para implementar essas terapias, destacando a eficácia dessas terapias integrativas em auxiliar no tratamento convencional do TEA, reduzindo sintomas e promovendo progresso no desenvolvimento das crianças autistas. Considerações finais: Desde a compreensão do Transtorno do Espectro Autista, estipulam-se métodos eficazes de amenizar seus sintomas, visto que não há cura definitiva. A presente revisão evidencia um melhor desenvolvimento da criança autista, com a inserção das PICS em seu tratamento. Mesmo sendo terapias de grande relevância, a disponibilidade de pesquisas e artigos é restrita, por ser uma temática pouco explorada.27ptAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilenfermagemfitoterapiaTEAFitoterapia como abordagem terapêutica para crianças com transtorno do espectro autista (TEA): contribuições e desafios na prática de enfermagem.Artigo Científico