ARAÚJO, Fanny Schroeder de FreitasSILVA, Giovana Duarte Purcino da2024-01-082024-01-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39689O presente trabalho trata da concepção de um projeto de arquitetura escolar na periferia da zona sul de São Paulo, no distrito de Parelheiros. Entende-se que o ambiente escolar é capaz de influenciar o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo infantil através da interação espacial. Por essa razão, o embasamento teórico da pesquisa consiste na análise da teoria interacionista piagetiana associada aos conceitos de psicologia ambiental. Aponta-se, ainda, que o modelo tradicional construtivo das escolas não se atenta em proporcionar elementos que induzam a interação criança-espaço e são apresentadas estratégias arquitetônicas para promover e viabilizar este processo. O objetivo principal do desenvolvimento deste trabalho é o projeto de uma escola de ensino fundamental que atende 540 alunos, está integrada ao seu entorno e promove espaços comunitários e sustentáveis.73ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilarquitetura escolarescolapsicologia ambientalarquitetura para criançasArquitetura escolar: a importância da interação espacial no processo de aprendizadoSchool architecture: the importance of spatial interaction in the learning processMonografia