LOBO, Vanessa Monteiro BizzoBREDA, Alexsandra Braido Iglesias2023-12-112023-12-112023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37720Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a uma série de distúrbios complexos do desenvolvimento cerebral, todos caracterizados por padrões repetitivos de comportamento e dificuldades de conexão e interação social. Através de uma revisão bibliográfica exploratória, buscou-se com este trabalho analisar como a Equoterapia potencializa e melhora a relação do autista com a sociedade, seu desenvolvimento cognitivo e motor. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica exploratória, com a análise qualitativa de artigos e materiais nas seguintes bases de dados acadêmicas: Google Acadêmico, Redalyc, LUME, Artmed, SciELO e Ulife: Minha Biblioteca. Foram examinadas pesquisas que abordam as principais dificuldades do autista em sua relação com o mundo e consigo. A Equoterapia, como tratamento profissional, tem sido amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos há várias décadas, mas foi introduzida no Brasil apenas na década de 80. A Associação Nacional de Equoterapia descreve o método como um processo que inclui diversas etapas, utilizando o movimento do cavalo de forma ritmada, repetitiva e simétrica que promovem além do desafio inicial do contato com o animal, segurança e consciência corporal, permitindo ao autista compreender estímulos sensoriais de forma olfativa, visual e auditiva. Com base nesses levantamentos, o presente estudo teve como objetivo destacar a melhora em pacientes com TEA obtida por meio da prática de Equoterapia. Os resultados evidenciam que a Equoterapia une diferentes processos e oferece uma proposta terapêutica inovadora, desafiadora e bem-sucedida para o desenvolvimento cognitivo e motor da autista. Os resultados deste estudo mostram que o tratamento com equoterapia, quando devidamente planejado para crianças com autismo, pode ter um impacto positivo na abordagem de contato com os cavalos pois alcança o desenvolvimento de estímulos importantes para o desenvolvimento biopsicossocial.26ptAttribution 3.0 Brazilequoterapiaautismodesenvolvimento cognitivodesenvolvimento motorA impotância da terapia assistida por animais na construção do desenvolvimento: como a equoterapia favorece o desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autistaThe importance of animal-assisted therapy in developmental building: how equine therapy fosters the development of individuals with Autism Spectrum DisorderMonografia