Cembranel, PriscilaLevinski, KellenDolina, Nelissa2022-03-042022-03-042021-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21282Tema: A pandemia que se iniciou no ano de 2019 causada pelo vírus do SARS-CoV-2 afetou a qualidade de vida dos estudantes (QVE) da área da saúde. Isso ocorreu devido às mudanças na rotina de aulas, gestão de tempo, métodos de aprendizado e recursos para estudo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida dos acadêmicos dos cursos de saúde em meio à pandemia de COVID-19. Metodologia: O estudo ocorreu por meio de abordagem quantitativa, procedimento de estudo de caso e aplicação de questionário via survey. Assim, será utilizado a WHOQOL-bref. Uma ferramenta que analisa a Qualidade de Vida em quatro domínios: psicológico, físico, ambiente físico e relações sociais. As respostas serão obtidas por meio de uma escala Likert de cinco opções. Resultados: Os resultados da pesquisa demonstraram que no domínio físico a qualidade de vida apresentou uma baixa nos quesitos: dor e necessidade de tratamento medicamentoso. Já no domínio psicológico houve um aumento nos quesitos relacionados a frequência de sentimentos positivos e compreensão sobre a vida ter sentido. No domínio social, houve satisfação sobre suas relações pessoais, atividade sexual e apoio social. Em relação ao domínio do meio ambiente, o aumento relacionou-se com os quesitos de: transporte, acesso à informação, acesso à saúde e local de moradia. Conclusões: Pode-se concluir que a qualidade de vida dos acadêmicos da área de saúde se mantém em uma boa/regular classificação durante o contexto da pandemia de COVID-1949ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilQualidade de vida dos estudantesCOVID-19WHOQOL-brefQualidade de vida dos estudantes na pandemia: um estudo de caso nos cursos de saúdeQuality of life of students in the pandemic: a case study in health coursesMonografia