Schlickmann, Maria Sirlene PereiraAlves, Claudia Andreia2020-12-142021-07-302020-12-142021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14951O presente artigo tem como eixo temático o desenvolvimento da consciência fonológica no ciclo alfabetizador. É objetivo desta pesquisa: compreender de que forma a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica, no processo inicial de alfabetização. Também, apresentou-se uma proposta de trabalho, baseada na gamificação, para aplicação no processo de alfabetização, para crianças do ensino fundamental, fases iniciais. Foram sugeridas atividades através da aplicação de jogos digitais que tratavam da consciência fonológica, contribuindo para desenvolver a leitura e a escrita. Para alcançar o objetivo elencado, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza básica, e quanto aos objetivos, classifica-se como pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em relação aos procedimentos técnicos de coleta de dados. Em relação aos resultados, a partir da análise dos dados, verificou-se que os jogos educacionais digitais podem promover um ambiente de aprendizagem atraente e gratificante, e planejado de forma adequada, contribuem com o desenvolvimento da consciência fonológica, e facilita a aquisição da leitura e da escrita para as crianças. Compreendendo a importância desse recurso, pode-se transformar as aulas mais divertidas e mais lúdicas.24 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilConsciência fonológicaGamificação na EducaçãoProcesso inicial de alfabetizaçãoDesenvolvimento da consciência fonológica no ciclo alfabetizador: brincando com os som das palavras por meio da gamificação.Artigo Científico