Santos, Catiele Reis dosGama, Mariana AndradeSantana, Elinalva Jesus de2022-10-282022-10-282021-12-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26024O tema desenvolvido nesse trabalho foi sobre as dificuldades que o portador de dislexia encontra no decorrer do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem. O presente trabalho é construído a partir de uma revisão bibliográfica que visa a resolução e discussão do seguinte objetivo geral: compreender sobre a dislexia, levando em conta os principais fatores envolvidos, assim como de que forma ela se apresenta em cada portador desse transtorno. A partir do objetivo geral são construídos três capítulos, que discutem: I – a aproximação entre a psicologia e pedagogia (histórico da psicologia escolar); II – o transtorno específico da dislexia; III – as diferentes abordagens entre a psicologia escolar e a psicologia clínica diante da criança-aluno com dislexia. Como hipótese central para esse trabalho, discute-se a importância do diagnóstico desse transtorno de aprendizagem ainda nas primeiras fases do processo de ensino-aprendizagem, de modo que a criança-aluno possa ter um melhor acompanhamento a fim de amenizar as dificuldades socioeducacionais que essa eventualmente venha a se deparar durante a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Assim, este trabalho encontra a sua síntese de discussão na atuação do psicólogo escolar e do psicólogo clínico diante do portador de dislexia.63ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDislexiaPsicologia escolarEquipe multidisciplinarPsicologia clínicaLinguagemTranstornos de aprendizagemAs dificuldades do portador de dislexia e o comprometimento com a aprendizagemMonografia