Galdino, Carlos Henrique Pereira AssunçãoSoares, Kayo Cezar Freitas2022-12-142022-12-142022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28928O presente estudo avaliou dois métodos de dragagem, sucção e recalque e nivelador de fundo, aplicados em um estudo de caso em um terminal privado no Porto de Rio Grande-RS. A dragagem ocorreu entre os dias três de agosto e cinco de setembro de 2021. A Draga autotransportadora que utilizou o método de sucção e recalque, operou por 11 dias, já o Rebocador com nivelador de fundo esteve na área por 25 dias. Foram realizadas uma batimetria antes do início da dragagem com o objetivo de identificar as condições do fundo e calcular o volume a ser removido para atingir a conta de projeto, durante a dragagem foram realizadas sete batimetrias de acompanhamento para avaliar o avanço, calcular o volume removido e verificar a conformidade do fundo com os requisitos de projeto e uma última batimetria após o termino da dragagem para o cálculo final de projeto e a validação das condições de conformidade do fundo. Os resultados obtidos através do acompanhamento in loco da dragagem e da análise das batimetrias, demonstraram que ambos os métodos foram eficientes dentro do que se esperava do mesmo, enquanto a utilização da draga de sucção e recalque gerou uma alta taxa de remoção de material, o rebocador com nivelador de fundo foi determinante na obtenção da conformidade do fundo removendo os pontos mais elevados (com acumulo de material) e preenchendo as depressões (buracos gerados pela draga de sucção e recalque). Por fim este estudo demostrou que a utilização complementar de técnicas diferentes de dragagem pode gerar ganhos de eficiência, produtividade e conformidade de atendimento aos requisitos de projeto.87 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDragagemPortosInfraestruturaLevantamentos BatimétricosAvaliação de Diferentes Métodos de Dragagem para Remoção de Sedimentos em Portos e Hidrovias: Um Estudo de Caso no Porto de Rio Grande-RSMonografia