BISPO, Lívia Veiga de OliveiraARAÚJO, Ana Clara Marques de2024-05-132024-05-132022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42269Este trabalho tem como propósito apresentar uma análise da marginalização do hip-hop enquanto contracultura e instrumento de luta do povo periférico, usando a história dos elementos do movimento para explicar os fenômenos que fortalecem essa criminalização e como as grandes mídias contribuíram para tal desde o seu surgimento. Foi feito um estudo do gênero e dos desdobramentos que obteve da década de 1970 até os dias de hoje, detalhando como foi a sua chegada no Brasil e, principalmente, na Bahia. Também foi feita uma análise da presença dos elementos em Salvador e como os profissionais da área precisam lutar por espaço em uma região invisibilizada pelo estado e pela imprensa. O trabalho serviu como base para a construção de uma longform que detalha os cinco elementos do hip-hop e a atuação de artistas do movimento na capital baiana, ilustrando conceitos e dando voz a profissionais do movimento. Acesse a Longform em: https://salvaflow.pages.dev/41ptAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhip-hopmarginalizaçãoSalvadorBahiaMarginalização da cultura hip-hop: A invisibilidade da cena nordestina e a presença do movimento na cidade de Salvador.Marginalization of the hip-hop culture: The invisibility of the northeastern scene and the presence of the movement in the city of Salvador.Estudo de Caso