Furlaneto, Maria MartaAntunes, Marilda Coan2024-07-122024-07-122004-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44795Esta dissertação abrange uma leitura analítica do romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, direcionada pela intertextualidade História-Literatura, para mostrar como o discurso estético, ao apropriar-se do discurso da História projeta um outro olhar sobre os fatos históricos. Então, abordam-se teorias sobre ideologia e discurso, bem como relativamente à Historia, em dois sentidos: História narrativa, fatual, documento e História do cotidiano problematizadora. A intertextualidade, no que concerne a esta leitura analítica de “Memorial do Convento” organiza-se no sentido de projetar este romance, dito também crônica-história, como paródia, contracanto da narrativa histórica de fatos que marcaram o reinado de D. João V, mais especificamente a construção do Convento de Mafra e a Inquisição. Categorias narrativas, abrangendo tempo, espaço, personagens e narrador tornam-se nucleadoras da leitura analítica, que vai sendo desencadeada a partir de uma análise das formações discursivas enunciadas pelo universo ficcional que vai construindo D. João V, Dona Maria Ana Josefa, Dana Maria Bárbara, Baltazar Sete Sois e Blimunda.105ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilHistóriaLiteraturaIdeologiaDiscursoLiteratura e história: intertextos em memorial do convento, de José SaramagoDissertação