Montenegro, Ana Karla AraujoFreire, Maria Sandriele Lino2021-07-222021-07-222021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14867O presente trabalho buscou investigar o ensino híbrido, suas características e funcionalidades, bem como aplicá-lo ao ensino de Biologia, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Para tanto, partiu-se da concepção dos avanços das tecnologias até chegar ao ensino híbrido. Tendo eixos norteadores que estabelece a construção da educação, prevalecendo de práticas inovadoras para então aplicar o ensino híbrido, designando assim um regime educacional na atualidade sendo reflexos de normas e leis. Mostrando como é importante a formação continuada para ensinar Biologia através desse tipo de ensino e, por conseguinte as metodologias ativas nas quais o aluno é o processo. Para implementar o ensino híbrido nas aulas de Biologia é necessário planejamento e que o currículo esteja relacionado aos conteúdos escolares e às metas a serem traçadas para que se consiga obter resultados positivos, estabelecendo ligação com a realidade do aluno. Dessa forma, surge a concepção de uma proposta de educação capaz de mostrar como a partir das novas tecnologias e da formação continuada dos docentes seja possível aplicar o ensino híbrido com suas personalizações nas aulas de Biologia, a subsidiar uma formação crítica do sujeito, sendo, portanto, autônomo na sua aprendizagem e conduzido conforme o seu ritmo. Essa forma de aplicar o ensino híbrido visa conduzir o aluno ao próprio processo de aprendizagem tornando firme na sua construção e o docente sendo seu auxiliador para assim ambos encontrarem satisfação no processo ensino-aprendizagem.72 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnsino HíbridoPrática InovadoraBiologiaNovas TecnologiasMetodologias AtivasFormação ContinuadaEnsino Híbrido: e agora, como ensinar Biologia?Monografia