Panceri, ReginaCastro, Rosangela2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292009https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11368A Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), de 1977 a 2007, somente atendia pessoas com deficiência visual a partir dos 14 anos de idade. Devido a grande procura por parte de familiares em relação ao atendimento às crianças com deficiência visual, há cerca de dois anos (2007-2009) vem-se estruturando na ACIC, de maneira processual, o Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil (CADI), o qual presta serviços a alunos de zero a seis anos de idade. O CADI tem como objetivo promover a estimulação precoce na criança com deficiência visual, a fim de que ela tenha um desenvolvimento evolutivo o mais normal possível, e que as especificidades de sua deficiência visual sejam compreendidas no todo, o que implicará em mediações com métodos e práticas específicas. A importância deste trabalho está em socializar os resultados das possíveis contribuições do Serviço Social na relação entre estes indivíduos, sendo que a prática profissional realizada junto à equipe multidisciplinar da ACIC é no sentido de intervir nas dificuldades que tais famílias enfrentam com o filho deficiente visual. Dentre este atendimento, a participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação destas crianças surge como foco principal no corpo desta pesquisa.pt-BRAcesso AbertoServiço socialCegos assistência em instituiçõesPais de crianças deficientesA participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação da criança com deficiência visual na ACIC: contribuições do serviço socialMonografia