Silva, Cézar PratesCardoso, Samuel Machado2020-12-172021-08-042020-12-172021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16023O trabalho propõe a criação de um bloco acadêmico para o Curso de Arquitetura e Urbanismo e um Centro de Inovação FAB LAB na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Campus Tubarão. Segundo pesquisas, o curso de arquitetura é o que mais exige tempo de estudo e dedicação do aluno, sendo assim, o projeto procura oferecer um espaço favorável e funcional. Esta proposta tem como origem, a ideia de que o ensino e a prática da arquitetura estão relacionadas diretamente com o meio em que ocorrem, englobando uma concentração única de conhecimento e oportunidade de aprendizagem, desta forma, exige espaços físicos diferenciados dos espaços convencionais de estudo, possibilitando a interação troca de experiências entre os usuários e a comunidade. A proposta contém também a elaboração de um FAB LAB acadêmico para ajudar no desenvolvimento e criatividade nas atividades práticas. Com esse trabalho busca-se demonstrar o potencial de um espaço maker dentro de uma universidade, aplicando os conceitos estudados para desenvolvimento do projeto proposto junto ao acesso às tecnologias de fabricação digital e maior integração entre o ambiente acadêmico e a comunidade local. Portanto, a proposta visa aplicar todos os elementos importantes de um bom projeto de arquitetura escolar, no qual os alunos sintam-se inspirados para realizarem suas atividades. O projeto busca também uma relação direta entre a qualidade do espaço físico e o desempenho do estudante, desta forma, propor um ambiente de ensino apropriado e oferecer espaços convidativos e confortáveis.70 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilarquiteturafablabescolainovaçãoEscola de Arquitetura e Centro de Inovação FAB LAB - Campus Unisul TubarãoMonografia