Franco, FernandaPereira, AlineMorais, AmandaFerreira, JúliaLopes, Laviny2021-12-142021-12-142021-12-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19000A pandemia de COVID-19, inquestionavelmente, tem se apresentado como um fator de risco para a saúde mental. A ideia de “um novo normal” vem causando grande desconforto psíquico às pessoas. Ao mesmo tempo, o trauma de ter a rotina interrompida e ver pessoas queridas sofrerem com a doença, e em alguns casos, tendo que lidar com a morte, também tem gerado danos á mente de todos. O momento ímpar vivenciado por toda sociedade brasileira e mundial, com a assustadora disseminação do novo coronavírus, fez com que a incerteza e imprevisibilidade se tornassem uma constante na vida de toda a população, em razão disso, tem-se observado um aumento significativo nos casos de transtorno de ansiedade. Pensando no cenário catastrófico vivido no Brasil, com meio milhão de mortes ocorridas pela COVID-19, verifica-se a necessidade em se compreender o estado de saúde mental da população. Uma das áreas que mais vem sofrendo com as diversas mudanças há mais de um ano é a educação. A adaptação ao ensino remoto, o isolamento social, a falta de convivência com os colegas de classe e professores, a preocupação com o futuro, bem como, a falta de atividade física, organização e disciplina nos estudos, são fatores que desencadeiam e afetam diretamente no emocional dos alunos. Sobre isso, Miliauskas e Faus (2020) frisam que a interação entre alunos e professores é fundamental para que haja um ambiente saudável,produtivo e harmônico. E, diante desse panorama, torna-se imprescindível a realização de uma ampla pesquisa com o objetivo de mapear o público alvo, seguido de uma intervenção de cunho psicológica com base nos dados obtidos. A intervenção será realizada por intermédio de Rodas de Conversa, considerando a potencialidade metodológica de tal ferramenta, capaz de proporcionar um ambiente de diálogo, de reflexão crítica, de compartilhamento de experiências, bem como, estimulação de uma fala crítica e escuta sensível por meio de uma construção mútua. Deste modo, favorecendo o entrosamento e a confiança entre os participantes, de forma a se elucidar sobre a importância da saúde mental e apresentar estratégias para manejo da ansiedade.29ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCovid-19Isolamento socialEducaçãoAdolescênciaImpactos do covid-19 na educação: Transtorno de ansiedade em estudantes do ensino fundamental do município de Piumhi, Minas gerais.Monografia