Silveira, Anderson daRibeiro, Suelenn Souza2021-12-202021-12-202021-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20384Desde março de 2020 a pandemia alterou o cotidiano das escolas, demandando a adaptação de metodologias de ensino que respeitassem o distanciamento social dos membros da comunidade escolar. Este estudo buscou identificar impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental dos professores do ensino médio de escolas públicas. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, exploratória, com delineamento de pesquisa bibliográfica. Foram analisados cinco artigos, uma nota técnica, um relatório e um livro que apresentaram como escopo o estudo dos impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental dos professores do ensino médio de escolas públicas. Após a leitura dos materiais foram elaboradas quatro categorias de análise. A análise categoria “uso de tecnologias” demonstrou que os professores tiveram que se adaptar ao uso de recursos tecnológicos durante a pandemia. A categoria “home office”, reuniu questões sobre a dificuldade dos professores conciliar o espaço da casa com as demandas de trabalho. A análise da categoria “saúde mental durante a pandemia”, trouxe o reconhecimento de que a saúde mental dos professores já era um problema antes da pandemia e que a situação de isolamento social produziu mais agravos. E, a categoria “ações realizadas pela escola” descreveu a ação de formação organizada pelo Governo de Santa Catarina. Os resultados indicaram que houve agravos na saúde mental dos professores durante a pandemia. Por se tratar de um assunto recente, recomenda-se que estudos empíricos sejam realizados para a compreensão do fenômeno com base no contato direto com os professores.22 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilSaúde mentalCOVID-19DocênciaOs impactos causados pela pandemia sobre a saúde mental do docente no contexto do ensino médio de escolas públicasArtigo Científico