Arizo, Silvia HelenaGlüher, Henrique GarciaNiebuhr, Caroline Stefani Cestari2023-01-232023-01-232022-11-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31809O presente trabalho é resultado de um pensamento que assola alguns acadêmicos de direito logo após ingressarem no curso, qual seja: “como eu não sabia disso antes?”. Partindo desse “impasse”, notou-se que existem pequenos e grandes conceitos jurídicos que poderiam ser abordados no ensino fundamental e médio. Ainda, seguindo essa ideia, o princípio do presente trabalho está em torno de conceitos básicos de ética, moral e justiça e como isso impacta uma sociedade sem instrução jurídica, norteada apenas pelo senso comum do ser justiça, cuja ignorância provoca transgressões de direitos óbvios e acessíveis. Por fim, a partir desses conceitos, é necessário, então, um vagaroso estudo acerca do instituto da ascensão da educação jurídica no ensino regular, além de ser ferramenta para a valiosa constituição do valor ético e moral de justiça dos cidadãos, bem como uma forma de facilitação ao acesso à justiça e emancipação humana.38 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilÉticamoraljustiçaascensãoeducaçãoacessoemancipaçãoAcesso ao ensino do direito e seu auxílio no aperfeiçoamento da análise ética e a consequente facilitação ao acesso à justiça.ACCESS TO THE TEACHING OF LAW AND ITS HELP IN IMPROVING ETHICAL ANALYSIS AND THE CONSEQUENTIAL FACILITATION OF ACCESS TO JUSTICEMonografia