Mussi, Clarissa CarneiroLuz, Ricardo2020-11-172020-11-262020-11-172020-11-262020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2931Sistemas informatizados de gestão hospitalar têm sido implementados com frequência crescente para aumentar a eficiência e eficácia das instituições hospitalares e maximizar a qualidade da assistência ao paciente. Não raramente essas iniciativas são permeadas de desafios, especialmente quando se trata de programas governamentais de implementação em ampla escala. O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo e os resultados da implementação nacional do Sistema para Gestão dos Hospitais Universitários Federais (AGHU), na perspectiva de gestores hospitalares e usuários do sistema. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa-quantitativa. Participaram da investigação 16 hospitais universitários. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 gestores de dois hospitais, 2 grupos de foco com usuários do sistema e um levantamento com um total de 462 respondentes nos 16 hospitais participantes. Análise qualitativa dedutiva e indutiva, bem como distribuição de frequência e teste de hipóteses foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados remetem a um conjunto de aspectos intervenientes, que atuaram como facilitadores e/ou barreiras ao processo de implementação, nas dimensões de análise macro, meso e micro. Na dimensão macro, foram identificadas nove categorias principais de aspectos que afetaram a implementação do sistema: : políticas públicas de saúde e e-saúde, tipologia do programa, apoio e comprometimento governamental, cenário político nacional, estrutura de governança do programa, projeto do sistema e plano de implementação, financiamentos, relacionamentos entre stakeholders e avaliação de desempenho do programa Na dimensão meso, aspectos intervenientes relacionaram-se a seis categorias principais: cultura organizacional, estrutura organizacional, gerenciamento de projetos, gestão da mudança, recursos e capacidades de TI, suporte e comprometimento organizacional. Na dimensão micro, os aspectos intervenientes remeteram a duas categorias: atitudes, preocupações e experiências individuais, e atributos da tecnologia.. A análise quantitativa permitiu evidenciar equivalência de percepções entre gestores e usuários quanto a maioria dos aspectos intervenientes investigados, denotando alinhamento entre as percepções de ambos os grupos. Contudo, no interior de cada grupo encontraram-se resultados distribuídos entre as posições dos respondentes, assim como repostas apresentando percentuais equilibrados entre concordância e discordância. Este fato reforça a diversidade do contexto político, cultural e estrutural de cada instituição hospitalar e da falta de homogeneidade em relação às ações de introdução do AGHU nos diferentes hospitais universitários. Foram percebidos resultados majoritariamente positivos com a adoção do AGHU vinculados a oito categorias emergentes: práticas e processos de trabalho, planejamento e tomada de decisão; transparência da gestão e prestação de contas; otimização do uso dos recursos; produtividade dos profissionais de saúde; segurança da informação do paciente; segurança e qualidade do atendimento; e transparência da prática assistencial. As diferentes interrelações entre os aspectos intervenientes ao processo de implementação do AGHU nas dimensões macro, meso e micro, amplificadas pelas especificidades regionais e locais e pelos contextos do ambiente onde se inserem os hospitais, requer atenção dos implementadores do programa governamental de forma a maximizar suas potencialidades.338 f,.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGestão hospitalarSistema de informação em saúdeTecnologia da informação em saúdeSistema de informação hospitalarPrograma governamentalHospital universitárioAvaliação do processo e dos resultados da implementação de um sistema de gestão para hospitais universitários federais (AGHU): uma perspectiva de gestores e usuáriosDissertação