Ferreira, LíviaSiquiera, EmanuelleSilva, Glauciane de AssisSilva, Pâmela2023-06-222023-06-222023-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33356A Síndrome de Down (SD), caracteriza um atraso de desenvolvimento motor e cognitivo, decorrente de uma condição genética que ocorre devido à uma desordem cromossômica durante a divisão celular. A criança com SD possui características diversas, sendo hipotonia a principal delas, responsável pela instabilidade postural. Portanto, o intuito deste trabalho foi identificar as intervenções fisioterapêuticas e seus efeitos no controle postural e equilíbrio de crianças com SD deambuladoras. Foi realizada uma revisão da literatura em dados PubMed, PEDro, Scielo e Bireme, com delimitação do ano de 2013-2023 contendo como critérios de inclusão, ensaios clínicos com intervenções fisioterapêuticas para melhora do equilíbrio e controle postural em crianças com SD com idade limite de 12 anos. Este estudo encontrou 8 intervenções distintas para o equilíbrio e controle postural das crianças deambuladoras com SD associadas a fisioterapia convencional. Concluindo este estudo, o treinamento isocinético, exercícios de equilíbrio e estimulação vestibular mecânica obtiveram maiores resultados significativos, todavia é necessário mais pesquisas sobre o tema para viabilizar tais intervenções durante a prática clínica.12 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilSíndrome de DownControle posturalEquilíbrioFisioterapiaATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO EQUILÍBRIO E CONTROLE POSTURAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO DE LITERATURA.THE PERFORMANCE OF PHYSIOTHERAPY IN THE BALANCE AND POSTURAL CONTROL OF CHILDREN WITH DOWN SYNDROME: A LITERATURE REVIEW.Monografia